O 武神館武道体術 (Bujinkan Budo Taijutsu) é uma arte marcial japonesa praticada por várias forças especiais do mundo que se  basea em nove tradições marciais 古流 (Koryu, artes marciais japonesas antigas desenvolvidas antes da Restauração Meiji – 明治維新, Meiji Ishin). Estes ensinamentos foram herdados por 初見良昭 (Dr. Masaaki Hatsumi), criador da organização Bujinkan e atual grã-mestre destas tradições.

São as tradições herdadas:

Togakure-ryū Ninpō Taijutsu (戸隠流忍法体術)
Gyokko ryū Kosshijutsu (玉虎流骨指術)
Kuki Shinden Ryū Happō Bikenjutsu (九鬼神伝流八法秘剣術)
Koto Ryū Koppōjutsu (虎倒流骨法術)
Shinden Fudo Ryū Dakentaijutsu (神伝不動流打拳体術)
Takagi Yoshin Ryū Jūtaijutsu (高木揚心流柔体術)
Gikan Ryū Koppōjutsu (義鑑流骨法術)
Gyokushin-ryū Ryū Ninpō (玉心流忍法)
Kumogakure Ryū Ninpō (雲隠流忍法)

Estas tradições são relacionadas as culturas 侍 (Samurai) e 忍者 (Ninja) do Japão feudal. Ainda assim, Hatsumi Sensei treinou e pesquisou outras tradições que também fazem parte do 体術 (taijutsu, arte corporal) do Budo Taijutsu. Comentários sobre estas tradições podem ser encontrados em seus livros.

O Budo Taijutsu é uma arte extensa (por ser baseada em nove tradições distintas) e dinâmica (evolui com o tempo, the never-ending martial way), embora baseada em princípios tradicionais. Seus instrutores praticam  形 (Kata, formas principais) e, após certa prática dos princípios associados a forma, desenvolvem 変化 (Henka, variações) e misturam conceitos dando vida a arte. Seu estudo abrange técnicas de combate em pé em distâncias diferenciadas, solo, desarmado e armado, contra um ou múltiplos oponentes e integração entre mente e corpo.

Artur e Robson treinando Bujinkan Budo Taijutsu. Fortaleza (Ceará). 2012.
Artur e Robson treinando Bujinkan Budo Taijutsu. Fortaleza (Ceará). 2012.

Por ser uma arte marcial, geralmente é associada somente a luta. Ainda assim, o Budo Taijutsu é uma filosofia que inclui outras disciplinas como técnicas de formas de caminhar, meditar e de nutrição, por exemplo. O foco é a vivência e a sobrevivência, mas é realmente muito importante enfatizar: não se trata somente de sobrevivência. Dessa forma, o Budo Taijutsu desenvolve a mente, o corpo (trabalho intenso e geral) e, para quem acredita, até mais (espiritualidade).

Este sistema é ensinado de forma específica. Começa passo a passo lentamente, enfatizando a análise do movimento (cinesiologia), propriocepção e o desenvolvimento da mente (subconsciente). Assim, o aluno vai se desenvolvendo e a velocidade vai aumentando naturalmente (junto com a precisão).  Obviamente, se o tempo não for bem aproveitado, os benefícios demoram  a aparecer.

Olhando os vídeos do YouTube muitas vezes não percebemos os detalhes da arte. Em muitos vídeos a arte é mostrada de forma estática, por exemplo. Exercícios de preparação, como: flexibilidade, coordenação, respiração, resistência e fortalecimento de músculos, ossos e tendões são comuns em treino, mas não tão propagados.

Técnicas de desarme envolvendo armas de fogo também são praticadas, por exemplo, embora os instrutores tenham cuidado de não passar essas técnicas em etapas iniciais dos alunos. Os motivos são óbvios. Se o aluno ainda não está apto a praticar técnicas básicas corretamente, não deve estar habilitado a desarmar um ou mais agressores armados em situação real. Dessa forma, normalmente não se ensina o desarme de arma de fogo, senão depois de um longo tempo de prática. Esta também é a razão de se ver poucos vídeos de desarme deste tipo em Budo Taijutsu no YouTube. O cuidado em não expor alunos e entusiastas à risco é fundamental.

Algumas destas tradições são ensinadas de forma tão específica que mesmo alunos de Budo Taijutsu acreditam que elas não são mais ensinadas. Para conhecer um pouco da arte, segue alguns vídeos (mais tem muito mais em aula):

Brasil

Vídeos Internacionais

Veja onde treinar no Rio de Janeiro/RJ e em Fortaleza/CE!

忍者の心忍法一貫
(Ninja no Kokoro Ninpo Ikkan)

Pedro Henrique
2012

Advertisements