Olá pessoal! Nesses anos de prática dentro do Budo Taijutsu, assim como nas outras artes marciais que pratiquei, percebi que muitos praticantes de artes marciais conseguem reproduzir as técnicas transmitidas por seus professores e mestres com muita fidelidade dentro dos katas. Porém, alguns não conseguem assimilar o mais importante, o princípio das técnicas.

Cada técnica ou Kata transmitido tem por base princípios e/ou sentimentos que servem para dar ao praticante a intenção correta para executar aquela ação no momento oportuno. Entretanto, o que observo é o contrário. Muitos praticantes, inclusive alguns já veteranos, ainda “sofrem” com a maneira de se aplicar uma técnica partindo de uma postura natural, ou quando o seu Uke faz um ataque livre, como acontece nos treinos de Tai Sabaki ou Randori. Levando o praticante a vivenciar aquele momento de “brancão”.

Em meus treinamentos fora do Dojo, tenho praticado esses princípios de forma livre, adaptando meus kamaes e condicionando meu corpo de forma que eu possa aplicar os princípios de cada técnica.

Temos que levar em consideração alguns conceitos que são primordiais para esse tipo de treinamento que são o controle, à distância e o timing.

Ganbatte kudasai!

shihan2

Robson Souza
2013

