Estou lançando hoje uma série de vídeos para quem treina Budo Taijutsu e gostaria de aprimorar seu treino considerando todas as possibilidades. Nestes vídeos compartilho com meus queridos buyus, alunos e praticantes de outros estados, ideias e dicas de treino baseadas no meu aprendizado e experiências de minhas viagens para quem tem dificuldades durante o caminho e precisa aproveitar todas as oportunidades para se desenvolver.

A vivência de nossa prática é 24 horas, 7 dias por semana. Em qualquer lugar, em qualquer hora. Também não é rígida porque se adapta ao contexto de todos, embora, claro, exija disciplina. Hatsumi Sensei sempre comenta em seus livros que seu aprendizado não se deu em cima das montanhas, como um monge, mas vivendo o “aqui e agora” do nosso cotidiano. No meu caso, tive bastante dificuldade quando me mudei do Rio de Janeiro (RJ) para Fortaleza (CE). Por não estar tão perto do meu professor e treinar com frequência, precisei treinar mais tempo do que o normal, me questionar mais, ser questionado, fazer muitas viagens, visitando e aprendendo com meu professor, além de outros professores do Brasil e do mundo, ler muito e praticar muitos DVDs. Dessa forma, esses pequenos vídeos são algumas dicas dessas experiências. De tempos em tempos, vou publicando mais.

Por aqui, estamos em um período revisitando todo o básico de acordo com os detalhes e princípios que vi no Japão. Dessa forma, esses vídeos começarão neste tema, buscando revisitar o básico. Seguem dicas sobre o básico.

