Transição com cobertura (Totoku Hyoshi) e ponto de contato (Setten)
Transição com cobertura (Totoku Hyoshi) e ponto de contato (Setten)

Normalmente, em treino a gente reflete e sente a técnica de alguma forma. Como estamos desenvolvendo as bases por aqui, queria compartilhar com todos importantes ideias. Uma luta é basicamente uma frequente mudança entre posturas (dinâmica), considerando encaixes, certas vulnerabilidades suas e dos oponentes. Se recebe de seu oponente, por exemplo, um soco (fudoken) ou um chute (sokuyaku ken) e absorve através de uma postura simples como Ichimonji ou Hoko, é importante que perceba Setten, PONTOS DE CONTATO, na recepção e durante a mudança de postura.

Vi transições entre de Ichimonji para Hoko (por exemplo, quando aplicamos Ganseki Nage) que não fazem sentido em detalhes. Não são reais e lhe expõe a ataques sérios. Com relação ao Ganseki Nage, se não for encaixado corretamente lhe expõe a perigos e danos sérios. Se não ocupar o espaço do seu oponente evitando outro golpes durante a transição de postura (kamae) ou não sentir o oponente durante o movimento inteiro, está ABSOLUTAMENTE VULNERÁVEL! Não falo somente do toque, mas é importante começar pelo mesmo.

Para entender melhor, por favor, considere durante toda a movimentação usar proteção (Totoku Hyoshi) e pontos de contato (setten). Se tiverem dúvidas, podem encaminhar pelo comentários. Ainda assim, devo falar sobre em algum vídeo para auxiliar no entendimento no futuro. Normalmente, é algo muito negligenciado quando o foco está em “manter” a forma (kata) e não na experiência prática (feeling). Por favor, considerem isso, pense no próximo golpe.

Pouco mais sobre Setten, assista aqui.

gambate kudasai!
(por favor, dê o máximo de si!)

Advertisements