Cameraman entra em Torii, Shibamata Hachiman Jinja 柴又八幡神社. Foto: Michael Glenn
Cameraman entra em Torii, Shibamata Hachiman Jinja 柴又八幡神社. Foto: Michael Glenn

Nosso tema da Bujinkan em 2014 é atingir cume espiritual. Ontem a noite, Hatsumi Sensei disse que se passaram 42 anos desde o falecimento de Takamatsu Sensei. Ele disse que os estudantes da Bujinkan, finalmente, tem maturidade suficiente para que ele possa compartilhar esses ensinamentos.

Talvez tenha visto pergaminho pendurado no Honbu Dojo ou já ouviu sobre o tema: 神韻武導 Shin Gin Bu Dou. É fácil ouvir palavras, mas é muito difícil compreender e incluir este tema no treinamento.

Após treinar essa ideia nas classes de Hatsumi Sensei, tenho uma sugestão de como abrir a porta para esse tema no seu treinamento este ano.

Soke contou-nos que essa ideia não é sobre executar as próprias técnicas, mas sim deixar que as técnicas divinas sejam executadas através de você. Ele nos contou que isto acontece com a divina ressonância no Kukan. O espaço em si se torna divino.

Aproveitando que esse tema requer a claridade criada por 大光明 Daikoumyou. Quando começamos cada aula, nós pedimos por proteção com o Chihayafuru Uta e também que consigamos reconhecer a oportunidade de iluminação que vem com Daikoumyou.

Muitas pessoas reverenciam e batem palmas sem refletir ou abrir-se para essa experiência.

Mas o dojo é um espaço sagrado. Pode não parecer muito. Na verdade, um dojo pode ser em qualquer lugar com o espírito certo. Este ano Hatsumi Sensei está nos ajudando a encontrar esse espaço divino no Kukan.

Você pode encontrá-lo até no meio de uma luta. Destrancar o Kukan para si e criar um espaço tranquilo onde possa viver. A paz que você traz será contagiosa. Hatsumi Sensei nos disse que isso pode nos proteger, como: 冥加 myouga. Então, todo mundo dentro do espaço, até seu inimigo, pode ser protegido.

Não entre no dojo e faça sua própria técnica. Não use seu próprio poder na luta. Hatsumi Sensei disse:

“Se você usa seu próprio movimento, a sua falta de habilidade irá aparecer. Use o movimento de Deus. Deixe o movimento divino sair através de você.”

Isso é kamiwaza. Parece algo esotérico ou misterioso, mas nós somos capazes disso. É a habilidade mais natural que vem com o nosso nascimento. A borboleta pode equilibrar-se na flor ou na lâmina de uma espada sem nenhum treinamento.

Quando se entra neste espaço divino a mudança é sútil. Sútil como a abertura que ocorre no teste do 5º Dan (Godan Test).

Quando se passa por um espaço sagrado como este, caminha por um 鳥居 torii ou para uma igreja, a mudança que se sente reflete no seu próprio espírito. Alguns não sentem nada, outros sentem um algo grande.

Sensei nos contou durante uma técnica que não importa se usamos Kodachi ou Bo. Torna-se espaço, torna-se: 神韻 shingin. Ele disse “esse ano, estou ensinando este tipo de espaço divino.”.

Assim, podemos caminhar por um 鳥居 torii ou passar pelo teste do 5º Dan (Go Dan Test). É tudo a mesma coisa. Como Hatsumi Sensei nos disse logo depois de reverenciarmos no início das aulas, nós somos capazes de ver o que é o verdadeiro budo.

More 神韻武導 Shin Gin Bu Dou Japan Training Notes

 

Título Original:  神韻武導 Shin Gin Bu Dou: Entering the Divine Space of The Bujinkan Theme for 2014
Autor: Michael Glenn (Bujinkan Santa Monica)
Fonte Original:

http://bujinkansantamonica.blogspot.com.br/2014/04/shin-gin-bu-dou-entering-divine-space.html

Traduzido por: Pedro Henrique
Tradução Autorizada pelo Autor

Advertisements