Nota do Tradutor: Artigo publicado em 2013, se refere ao mesmo ano.

 

Soke

“A necessidade de estar certo é o sinal de uma mente vulgar”, disse o escritor francês e Prêmio Nobel Albert Camus. Mudar sua mente e reconhecer que você pode estar errado é o que o Bujinkan está nos ensinando. Estar certo ou errado, forte ou fraco é irrelevante, isto é, “vulgar” e a fraca compreensão das verdadeiras artes marciais.

Quando se tem a oportunidade de passar algum tempo a sós com Soke, deve-se estar pronto para ver o mundo de forma diferente logo após. Cada vez que encontro-o em sua casa, venho com uma lista de perguntas. Mesmo que já tenha as minhas próprias respostas, sempre vou de mente aberta, pronto para modificar a minha percepção do problema. Quando for falar com Sensei, é como se fosse no Zen Budismo, tem que vir com um copo vazio para que possa ser preenchido. Se o seu copo está cheio, então nada pode ser derramado no mesmo.

Ontem, na casa do Sensei, tive a oportunidade de passar um tempo significativo com ele. Enquanto passeávamos com seu cão, começamos a falar sobre alguns pontos técnicos que visava queria ser aconselhado (ver detalhe na entrada anterior).

No entanto, em seguida, uma vez que o meu copo estava vazio, começamos a falar sobre a Bujinkan. Ele disse que estávamos encerrando um ciclo de 42 anos e estamos começando mais um agora. Não parava de repetir “este é o fim do ciclo”. Por sorte Darren e seu tradutor se juntaram a nós e comunicação ficou bem mais fácil.

O que entendi é que o número 42 é um símbolo importante, não somente no “O guia dos mochileiro das galáxias”* mas em muitas tradições antigas. No Japão é muitas vezes considerado como um símbolo negativo, porque quando você lê o número “42” como “4” e “2” significa morte**.

Takamatsu Sensei faleceu quando Hatsumi Sensei tinha 42 anos. Portanto, este ano, disse ele, temos de ser cautelosos. Talvez seja por este motivo que não teremos o Daikomyô Sai habitual este ano. Mas este mau presságio também pode ser transformado em algo positivo, o fim do ciclo pode ser o novo começo (lembre-se da temporada anual, o tema: Kihon Happo).

Hatsumi Sensei disse que agora cabe aos Jûgodan conduzir este novo ciclo. Não é novo como foi entendido pelo pergaminho suspenso no dojo este ano nos dando o tema. Não entre em pânico! Isso não significa que ele está parando. Sensei disse que seu Budô não é japonês, mas pertence ao mundo. Durante este ciclo de 42 anos, disse que ele vem espalhando o verdadeiro Budo como é e este não está limitado às arte marcial japonesas, mas como “aprender a sobreviver é uma qualidade do ser humano, não se limita por quaisquer fronteiras”.

Há alguns anos, Sensei disse na aula que “a Bujinkan não é feita no Japão, ela é feita em Seres Humanos”. O Bujinkan Budô que ele ensina, baseia-se exclusivamente na sobrevivência e não no waza. A fim de sobreviver “tudo pode ser usado”, acrescentou: “uma caneta, uma colher, um copo pode ser transformado em armas mortais e garantir a sua sobrevivência, se entender a essência do Budo”. As ryûha, as armas são apenas ferramentas para desenvolver esse entendimento, o núcleo da nossa formação é Juppô Sessho.

Desde 2003, estamos aprendendo Juppô Sessho e este é o caminho mais elevado do Budo. Katachi são necessários para acessar o verdadeiro Kankaku. O Konki Saino não está nas formas, é desenvolvido por e depende de seu compromisso e compreensão. Só tempo e experiência importam.

Na aula depois de nosso encontro, pedi-lhe para pintar um pergaminho com o texto pendurado pelo Shinden. Mas quando fez, havia mais um kanji em relação ao original. Perguntei: “por quê”?, e respondeu: “Eu o transformei, então agora é um 御守 Omamori”. Este novo ciclo “42” começa bem.

Permitam-me citar Albert Camus mais uma vez: “Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela”. Então, espero vê-los(las) em breve nos tatames para passarmos por nossa experiência juntos.

__________

* Hitchhiker ‘s guide to the galaxy: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Hitchhiker’s_Guide_to_the_Galaxy

** Simbolismo do 42: http://en.wikipedia.org/wiki/42_(number)
*** Omamori: Amuleto de boa sorte japonês

 

Título Original: “42 “: The End Of The Cycle
Autor: Arnaud Cousergue (Shiro Kuma´s Blog)
Fonte: http://kumafr.wordpress.com/2013/08/04/42-the-end-of-the-cycle

Thank you for share with us Arnaud Shihan!
Traduzido por: Pedro Henrique

* Este trabalho de tradução visa auxiliar praticantes que entendem a língua portuguesa. Também visa ajudar na difusão dos princípios fundamentais do Budō Taijutsu ensinado pelo Soke e os entendimentos dos instrutores em todo mundo. Como regra geral, tento sempre que possível aproximar ao máximo do original escrito, superando assim, as barreiras da tradução. Antes de efetuar o trabalho, os autores são consultados para obtermos a devida autorização. Por ser um trabalho humano, pode conter falhas de tradução. Dessa forma, se encontrar alguma, por favor, nos encaminhe pelos comentários. As opiniões expressas pelos autores são de sua inteira responsabilidade.

* The goal of translation of this post is to assist martial artists who understand Brazilian Portuguese. It also aims to assist in disseminating the basic principles taught by Soke of Budō Taijutsu with support of Bujinkan instructors worldwide. As a general rule, I try whenever possible to approximate to original writing, thus overcoming the barriers of translation. Before performing the work, authors are consulted to obtain their permission. Naturally,  it can contain mistakes. Therefore, if you find any, please comment to us below. The opinions expressed by the authors are their own responsibility.

* El objetivo de la traducción de este post es para ayudar a los artistas marciales que entienden el portugués de Brasil. También tiene como objetivo ayudar en la difusión de los principios básicos impartidos por Soke del Budo Taijutsu con el apoyo de los instructores de la Bujinkan en todo el mundo. Como regla general, intento siempre que sea posible a la aproximación a la escritura original, superando así las barreras de la traducción. Antes de realizar el trabajo, los autores son consultados para obtener su permiso. Naturalmente, puede contener errores. Por lo tanto, si usted encuentra alguna, por favor, comente con nosotros abajo. Las opiniones expresadas por los autores son de su exclusiva responsabilidad.

Advertisements