Game Over
Fim do Jogo

Tudo que aprendemos na Bujinkan é “Ura” (N.T.: “Interno” em Japonês) e “Omote” (N.T.: “Externo” em Japonês) . O mesmo acontece na vida. Como queremos ser bem sucedidos, na vida ou nos tatames, muitas vezes enfrentamos o fracasso.

A técnica não funciona, o projeto não teve êxito. Um guerreiro sabe que falhar é inevitável, mas faz o seu melhor para sobreviver. Porque, em uma luta, a morte é sempre uma possibilidade, temos de treinar a fim de evitar a imprudência. Como isso é feito? Treinando firme e sinceramente.

As pessoas frequentemente perdem a cabeça quando as coisas não vão do jeito que esperam. Não devem. O “Fracasso” é o “Omote” de “Sucesso”.

Todas as pessoas bem sucedidas na vida falharam muitas vezes antes de se tornarem bem sucedida. No ensino fundamental Thomas Edison(1) foi expulso da escola porque os professores achavam que era um retardado! Churchill(2) duas vezes falhou para entrar para a Real Academia Militar de Sandhurst. Henry Ford(3) foi à falência cinco vezes. E a lista é interminável.

Estes homens tornaram-se famosos porque todos eles tinham uma qualidade comum: resiliência dobrada com coragem.

Nós aprendemos com o sucesso, mas as lições não ficam com a gente, tanto como, as que aprendemos quando falhamos. O fracasso é, de fato, seu melhor professor, desde que nunca desista. Sensei ilustrou isso quando traduziu o seu famoso “Bufu Ikkan” em “Continue!” (“Keep Going!”) no primeiro Taikai Americano.

Como uma pessoa, um grupo ou uma organização, somos treinados para mirar no sucesso, mas temos de admitir que o fracasso ensina mais do que o sucesso o faz.

Esse paradoxo “aparente” é fácil de entender. Se você é sempre bem-sucedido, como espera continuar melhorando? Depois de um longo período de realização, a pessoa ou organização perde a visão pela qual tornou isso possível. Em contraste, as falhas repetidas criam mais conhecimento do que o sucesso repetido. Fracasso, quando não está destruindo sua vida, é o caminho certo para se tornar mais bem sucedido. Precisamos de sucesso e a atitude “Continue!” (“Keep Going!”) é a solução para encontrá-lo.

Para ser bem sucedido no futuro, sempre deve ter em mente, os seus erros passados.

Para que tudo isso funcione, precisa desenvolver algumas qualidades. Eles são: resiliência, coragem, trabalho árduo, persistência e comprometimento.

Edison(1) teve dificuldades para inventar a lâmpada até um jornalista perguntar como se sentia sobre ter falhado “10.000 vezes”? Ele respondeu muito bem: “Eu não falhei 10.000 vezes. A lâmpada foi uma invenção com 10.000 passos”(4).

O mesmo acontece com seu Taijutsu. Quando aprende uma nova Waza (N.T.: “Técnica”), faz isso errado. O ângulo está errado, a velocidade e o ritmo estão incorretos, há muita força envolvida etc. No entanto, em algum ponto depois de falhar repetidamente, você consegue. O sucesso é uma questão de atitude e trabalho duro.

No Dōjō, nós abrimos e fechamos a aula com “Shikin Haramitsu Daikomyō”. Significa que em tudo o que está acontecendo conosco, há sempre algo de positivo que podemos aprender com a experiência.

Seja feliz em falhar, significa que você ainda está aprendendo.

Seguem algumas citações(5) que vai gostar:

“Falhar é uma das maiores artes do mundo. Uma pessoa falha em direção ao sucesso.” Charles Kettering(6)

“Eu posso aceitar o fracasso, todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar.” Michael Jordan

“O sucesso é frequentemente alcançado por aqueles que não sabem que o fracasso é inevitável.” Coco Chanel(7)

“O fracasso é a chave para o sucesso, cada erro nos ensina alguma coisa.” Morihei Ueshiba(8)

Notas do Tradutor:

1) Thomas Edison: Inventor da Lâmpada Elétrica Incandescente.

2) Churchill: Primeiro Ministro da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial.

3) Henry Ford: Criador da Ford Motor Company e inventor prolífico com mais de 161 patentes no Estados Unidos da América.

4) Frase de Edison: também é comumente traduzida para o português “Eu não falhei, eu apenas encontrei 10.000 formas de não fazer uma lâmpada“.

5) Citações de: http://www.brainyquote.com

6) Charles Kettering: Fundador da Delco, empresário, criador de um gerador de energia responsável por abastecer milhares de fazendas americanas em seu tempo.

7) Coco Chanel: Estilista francesa, criadora da marca Chanel que é mundialmente conhecida.

8) Morihei Ueshiba: Grão-Mestre de artes marciais mundialmente conhecido, criador do Aikido.

Título Original: Failure Is Good!
Autor: Arnaud Cousergue (Shiro Kuma´s Blog)
Fonte: https://kumafr.wordpress.com/2015/02/25/failure-is-good

Thank you for share with us Arnaud Cousergue!
Traduzido por: Pedro Henrique

* Este trabalho de tradução visa auxiliar praticantes que entendem a língua portuguesa. Também visa ajudar na difusão dos princípios fundamentais do Budō Taijutsu ensinado pelo Soke e os entendimentos dos instrutores em todo mundo. Como regra geral, tento sempre que possível aproximar ao máximo do original escrito, superando assim, as barreiras da tradução. Antes de efetuar o trabalho, os autores são consultados para obtermos a devida autorização. Por ser um trabalho humano, pode conter falhas de tradução. Dessa forma, se encontrar alguma, por favor, nos encaminhe pelos comentários. As opiniões expressas pelos autores são de sua inteira responsabilidade.

* The goal of translation of this post is to assist martial artists who understand Brazilian Portuguese. It also aims to assist in disseminating the basic principles taught by Soke of Budō Taijutsu with support of Bujinkan instructors worldwide. As a general rule, I try whenever possible to approximate to original writing, thus overcoming the barriers of translation. Before performing the work, authors are consulted to obtain their permission. Naturally,  it can contain mistakes. Therefore, if you find any, please comment to us below. The opinions expressed by the authors are their own responsibility.

* El objetivo de la traducción de este post es para ayudar a los artistas marciales que entienden el portugués de Brasil. También tiene como objetivo ayudar en la difusión de los principios básicos impartidos por Soke del Budo Taijutsu con el apoyo de los instructores de la Bujinkan en todo el mundo. Como regla general, intento siempre que sea posible a la aproximación a la escritura original, superando así las barreras de la traducción. Antes de realizar el trabajo, los autores son consultados para obtener su permiso. Naturalmente, puede contener errores. Por lo tanto, si usted encuentra alguna, por favor, comente con nosotros abajo. Las opiniones expresadas por los autores son de su exclusiva responsabilidad.

Advertisements