Ricardo Lavado & PH

Ontem, estive em um treinamento muito inspirador com Ricardo Lavado (Bujinkan Shihan) em Lisboa, Portugal. Estou um pouco longe de lá, então viajei à noite, não dormi muito, mas aproveitei bastante. Nós trabalhamos em Kaname (pivoteamento) e Setten (pontos de contato) usando formas básicas, também muitas variações. Pude melhorar minha compreensão desses princípios, o que foi muito bom! Foi realmente incrível! Havia detalhes de giro da coluna (Uke) ligados ao nosso posicionamento (Tori) que ainda tenho que trabalhar profundamente. Eu me sinto inspirado! Neste tema, há tanta coisa para treinar usando TenChiJin, e as armas…

Também pude trabalhar melhor os ângulos, encaixando melhores contra-ataques. Em uma forma muito didática, ele demonstrou melhores estratégias em ângulos. Quando voltei do Japão em 2013, me lembro que as pessoas usavam claramente um princípio que não conseguia identificar e repetir naquele tempo, embora tinha visto muitos Shihan fazendo. Depois disso, descobri que era chamado: Yoyu (余裕, aqui você encontra um post sobre).

Mesmo sem ser mencionado durante a aula, pude reconhecer esse princípio nos movimentos do Shihan Ricardo e suas explicações clarearam meu entendimento sobre este princípio. Sinto-me muito grato pela aula. Para mim, foi uma aula muito esclarecedora. Se você quiser desfrutar de um excelente treinamento aqui em Lisboa, venha por aqui!

“Não podemos ensinar as pessoas, apenas ajudá-las a encontrar dentro de si”.
Galileu Galilei

武風一貫
(Bufu Ikkan)
(mantenha-se consistente no método)

Pedro Henrique
Bujinkan Shidoshi

