Aqui estão alguns dos meus pontos de vista sobre a graduação dentro da Bujinkan em um dia frio, muito vento e inverno chuvoso.

Soke está além do conceito trivial de graduações. Ele falou sobre a graduação em relação aos esportes e Budo muitas vezes ao longo dos anos. Na Bujinkan, temos um conceito chamado “Sakizuke”. Esta é a maneira Soke recebeu suas graduações, a partir de Takamatsu Sensei. Minha opinião pessoal é que ele respeitava Takamatsu e as artes tanto que entendeu claramente o que era exigido dele e, portanto, treinou três vezes mais firme do que ninguém. O problema com a nova geração (e principalmente os gaijin) é que nós não entendemos o conceito até nossos ossos e alma. Nós nos proibimos de aceitar um modelo, professor e também a tornar-nos alunos, discípulos etc. Tememos em perder a nossa identidade e o individualismo ou olhamos para este dogma professor / aluno como culto e nos recusamos a aceitar qualquer um como um professor por longo prazo. Ser um estudante budo verdadeiro é complicado, mas muito simples. Assim, vemos muito poucos lá fora, com o equilíbrio do corpo, mente e espírito para entrar no dojo sob a tutela de um professor. Os egos das pessoas são muito grandes. Vivemos em uma era de “títulos”. É uma época em que a confiança é rara e isso torna difícil alguém lhe dizer o que fazer.

Takamatsu Sensei aparentemente ensinou a quem se mostrou interessado pelo seu Budo. Para a continuação do mesmo, era importante espalhá-lo por todo o país em uma esperança de que um dia, alguém iria fazer algo com ele. Teve a sorte de Hatsumi Sensei vir e tornar-se seu deshi (N.T.: “discípulo”). Acredito que o Soke está fazendo o mesmo. Ele está passando seu conhecimento para quem mostra interesse em seu budo. Ele mencionou que é sua esperança de que um dia, alguns mestres de todos os milhares surjam. Quanto mais se propaga, mais chance tem a arte de sobreviver e garantir a saúde e a proteção dos povos do mundo.

A Bujinkan é mais como um organismo do que uma organização. Soke espalha as sementes, algumas morrem, outras crescem  como ervas daninhas e morrem mais cedo do que tarde ou se tornam um incômodo, algumas crescem em pequenas árvores, arbustos, flores bonitas e árvores de grande porte. Cada uma habita um espaço em um período de tempo. Algumas mais do que outras. Algumas aprendem bem e tem o coração correto para suportar as dificuldades e ensinar o que aprenderam ou espalhar mais sementes para o futuro. Alguns apenas hibernam, outras apenas morrem e murcham. Esta é a natureza. Esta é a Bujinkan. A Bujinkan e natureza são a mesma coisa.

Eu acredito que Soke não tenta controlar a mãe natureza, em vez disso, aceita e flui com ela (Shizen Gyoun Ryu Sui). Esta é uma maneira muito mais poderosa da liderança, tornando-se um com a mãe natureza. Soke permite o “será”, para ser. Claro, deve haver intervenção do homem em ocasiões, afinal vivemos no reino do homem. No entanto, acredito que Soke verdadeiramente está em sintonia com o equilíbrio de Ten Chi Jin e vive em nenhum reino, mas no espaço de todos os três. Assim, pode elevar-se acima do conceito trivial de graduação que seus menos esclarecidos estudantes (nós) podem compreender. Ele nos deixa lutar e se preocupar com essas coisas para nossas próprias lições de treinamento, aprendizagem e vida. Se nós não entendemos, está tudo bem. Talvez, entenderemos em sua idade? Portanto, apenas cuide da sua saúde e treine para um dia permitir maturar esses ensinamentos, onde o conceito de “graduações” não é nada mais do que “cultivar as sementes”.

Soke é como um agricultor, tentando cultivar sua plantação para que possa crescer e, em seguida, ajudar os outros a crescer e encontrar uma vida. No entanto, ele está à mercê da mãe natureza e, como resultado, algumas partes da colheita não sobrevivem ou desenvolvem-se bem. Somos apenas arroz, espalhados pelo vento marcial para testar nossa determinação como jovens artistas marciais.

Alguns irão, alguns não. Dentro deste espaço é onde descobrimos a nós mesmos e o que nós precisamos aprender a crescer e sobreviver. As graduações da Bujinkan são baseadas em coração. Este coração é o coração do “manter-se indo” (“keeping going)”. Apenas talento ou técnica não é suficiente. Temos de ter todos os três (“Sainou Kon Ki”) para alcançar a iluminação (“Rokkon Shojou”). Por isso, acredito que as graduações são dadas àqueles que mostraram perseverança e resistência ao longo dos anos, mesmo se eles não são qualificados. Se eles mantem-se indo, é o desejo do Soke que (talvez) um dia se tornem hábeis. Realmente, somos apenas a crianças. Aqui está uma maneira que vejo algumas graduações / reconhecimentos (diplomas). Você também pode ver a partir da perspectiva de Shu Ha Ri.

  • Mu kyu – ainda planejado pelos pais. Risos.
  • Shodan – esperma.
  • Godan – nascido (a).
  • Judan – puberdade.
  • Jugodan – filho (a) de 15 anos (em cultura samurai, é considerado um jovem adulto livre para entrar na vida por si próprio).
  • Shin Gi Tai Bufu Ikkan – compreende a unidade de espírito / técnica / corpo através de perseverar durante os anos de treinamento duro.
  • Yushuu – Adulto (no meio de vida, experimentando a vida, ajudando outras pessoas).
  • Dai Shihan – Adulto Maduro (experimentou a vida e sobreviveu, levando através do exemplo em Shin Gi Tai, tendo vivido uma vida longa).
  • Soke – Mu (Zero ou nada).

Assim como com a mãe natureza, há problemas, permutações, mutações, doenças etc. Nós temos dentro da Bujinkan também. As coisas nem sempre fazem sentido e funcionam do jeito que NÓS acreditamos que deveria. Há algo mais acontecendo. Se acreditamos que estamos no controle, estamos redondamente enganados. Bem-vindo (a) ao funcionamento da mãe natureza. Assim que nós pensamos que sabemos, não sabemos. Talvez este Gokui pode ajudar:

“Se você acha que há algo, não há. Se você acha que não há nada, há algo”.

O mundo e aqueles que o habitam estão sempre mudando e evoluindo em um processo de maturação que é infinito, para além do nosso tempo de vida de compreensão.

Portanto, é importante que tentemos desenvolver uma capacidade maior (“utsuwa”) para aceitar ou tolerar estes tempos. Acredito que Soke tem uma enorme capacidade e, portanto, expressou-se chamando a si mesmo de OVNI (UFO). Sobe acima de tudo e, em certas ocasiões, desce para consertar as coisas e/ou levar as pessoas para um passeio de inspiração em uma dimensão que mostra o que pode ser obtido com treinamento correto de coração, corpo e alma.

Soke disse que o Dojo é como uma piscina e os alunos estão aprendendo a nadar. Ele é o salva-vidas, mas ele não pode mergulhar para salvar a todos, se o fizesse, iria se afogar também. Ele, portanto, está a volta e ajuda aqueles que têm as qualidades de um budoka que pode suportar e se manter firme. Parece duro, mas quando você olha para a mãe natureza, ela é dura demais. Mas, o treinamento é divertido, não é? Mesmo quando estamos nos afogando! Assim, é também uma lição para viver o momento, aprender a aceitar a morte e morrer bem. Risos. Há sempre dois lados. 😉

Aqueles que sobem na hierarquia, mais cedo do que outros, bem… é um teste para todos. É um teste para aqueles que não podem aceitá-la e também para aqueles que receberam a graduação. Se ambas as partes olharem a graduação superficialmente e em um sentido materialista, nenhuma compreensão verdadeira irá evoluir. Eles podem continuar o treinamento ou a profundidade de compreensão sobre o que estão fazendo pode nunca ser realmente profunda ou ter apenas a profundidade ego. Eles têm sucumbido ao desejo, a falta de maturidade e ao estado lamentável de pensar como o mundo moderno. A única maneira é viver no Kukan (espaço de vida).

Também devemos reconhecer que Soke respeita aqueles com experiências no “mundo real”. Estas pessoas são frequentemente graduadas rapidamente por respeito, independentemente da sua habilidade real no dojo. Soke diz que, se essas pessoas têm participado de batalhas e sobreviveram, entendem budo. Temos que lembrar que Soke nunca viu uma batalha. De acordo com Nagato Sensei, Soke sentia muito, por muitos anos, por não poder passar com sucesso o sentimento de Takamatsu Sensei, afinal nunca matou ninguém (N.T.: sentimentos de quem enfrentou uma batalha real). Por isso, acredito que o Soke admira e respeita aqueles com qualidades similares e dá-lhes graduações / reconhecimentos / status de respeito sincero (entre outras coisas).

Como resultado, vemos uma grande variedade de conjuntos de habilidades na Bujinkan. Aqueles que não podem ou não aceitam essa forma de graduação devem deixar a Bujinkan ou parar de causar problemas. Essas pessoas têm as suas próprias ideias rígidas sobre graduações, como deve ser, e não pode ver além nos ensinamentos do Soke. Se você é uma dessas pessoas, seria melhor que você deixe o Bujinkan ou cale a boca e treine. Qualquer questão que surge não é problema do Soke. O problema é nosso. Se não podemos aceitar, então nós temos que mudar para apaziguar os nossos egos. Se somos verdadeiros alunos, gostamos de aprender a aceitar os ensinamentos de nosso Soke. Sua vida é a prova de seus ensinamentos. Portanto, não seguindo o seu próprio caminho, seguir o caminho previsto por 2000 anos de transmissão Budo. Assim como Soke tem feito. Espero que um dia, uma quantidade suficiente de praticantes, amadureça para continuar a seguir a transmissão do Soke em sintonia com o caminho da natureza.

A tradição da Bujinkan reconhece a natureza e a universalidade de toda a vida humana e está ciente de que flui naturalmente entre duas partes:

  • “O princípio secreto do Taijutsu é conhecer as bases da paz.”
  • “Estudar é o caminho para o coração imperturbável (fudoshin).”

Saber que a paciência vem em primeiro lugar.
Saber que o caminho do homem vem de justiça.
Renunciar a avareza, preguiça e obstinação.
Reconhecer a tristeza e preocupação como natural,
E buscar o coração imperturbável.
Não desviar-se do caminho da lealdade,
e com equilíbrio entre a caneta e a espada,
sempre aprofundar no coração de Budo.
Seguir este código é parte das diretrizes dos dojo.

Meiji 23 (1890) Primavera, Toda Shinryuken Masamitsu
Showa 33 (1958) March, Takamatsu Toshitsugu Uou
Hatsumi Masaaki Byakuryu

Fudo Myo

Título Original: Grading Concepts
Publicação: Bujinkan Tasmania FB Page (Duncan Stewart Shihan)
Fonte: https://www.facebook.com/notes/bujinkan-tasmania-dojo-徳武流水武神館武道道場/grading-concepts/878144338895237

Thank you for share with us Duncan Stewart!
Traduzido por: Pedro Henrique

* Este trabalho de tradução visa auxiliar praticantes que entendem a língua portuguesa. Também visa ajudar na difusão dos princípios fundamentais do Budō Taijutsu ensinado pelo Soke e os entendimentos dos instrutores em todo mundo. Como regra geral, tento sempre que possível aproximar ao máximo do original escrito, superando assim, as barreiras da tradução. Antes de efetuar o trabalho, os autores são consultados para obtermos a devida autorização. Por ser um trabalho humano, pode conter falhas de tradução. Dessa forma, se encontrar alguma, por favor, nos encaminhe pelos comentários. As opiniões expressas pelos autores são de sua inteira responsabilidade.

* The goal of translation of this post is to assist martial artists who understand Brazilian Portuguese. It also aims to assist in disseminating the basic principles taught by Soke of Budō Taijutsu with support of Bujinkan instructors worldwide. As a general rule, I try whenever possible to approximate to original writing, thus overcoming the barriers of translation. Before performing the work, authors are consulted to obtain their permission. Naturally,  it can contain mistakes. Therefore, if you find any, please comment to us below. The opinions expressed by the authors are their own responsibility.

* El objetivo de la traducción de este post es para ayudar a los artistas marciales que entienden el portugués de Brasil. También tiene como objetivo ayudar en la difusión de los principios básicos impartidos por Soke del Budo Taijutsu con el apoyo de los instructores de la Bujinkan en todo el mundo. Como regla general, intento siempre que sea posible a la aproximación a la escritura original, superando así las barreras de la traducción. Antes de realizar el trabajo, los autores son consultados para obtener su permiso. Naturalmente, puede contener errores. Por lo tanto, si usted encuentra alguna, por favor, comente con nosotros abajo. Las opiniones expresadas por los autores son de su exclusiva responsabilidad.

Advertisements