Jigoku and Gokuraku studies

Depois da aula inicial com todos os professores, o nosso grupo continuou no mesmo dojo para assistir a aula do Peter King Dai Shihan. Essa aula foi no maior dojo que foi dividido em dois (separados por uma cortina) para Peter e Pedro. Então, a nossa aventura entre o Inferno (地獄, Jigoku) e o Paraíso (極 楽, Gokuraku) começou. Naquele momento, a classe começou com Musha Dōri. Peter começou a nos passar muitas idéias em como encaixar a técnica de forma adequada.

Antes de fazer Musha Dōri, mostrava alguns movimentos para preparar a entrada. Muito mais importante do que apenas mover os braços em volta do braço do oponente. Em minha opinião, preparar a entrada é muito importante. Digo, técnicas de entrada (set up da técnica) são importante antes de realmente exercutar a parte principal. Embora não pratiquemos no início, quando estamos ensinando o básico, é importante gastar um tempo nessas práticas de entrada para técnica. Em muitos casos nós estimulamos o oponente de uma forma que ele/ela pode ser capturado (a).

A maneira que o Peter ensina é muito didática. Foi a minha segunda oportunidade de aprender com ele. Aliás, a minha impressão neste Taikai é que todos eles são muito didáticos. Claro que depende de muitas coisas, mas falo com base nessa experiência. Durante a aula fomos levados passo-a-passo para o fim da técnica. Cada tentativa, Peter ia nos dando mais insights sobre: distância, encaixe e giro, até o momento dedicado aos princípios Inferno (Jigoku) e Paraíso (Gokuraku).

Jigoku and Gokuraku studies

Para mim foi uma fantástica oportunidade de ver muitos detalhes e trabalhar em muitas lacunas/gaps que tenho! Ângulos também foram trabalhados e pude encontrar movimentos inadequados que faço enquanto ia praticando. Foi muito interessante! Cada lacuna, e claro, cada solução para essas lacunas é um tijolo na construção de nosso Taijutsu.

A maneira como ele encaixou muitas técnicas me lembra o princípio “awaseru”, algo que eu tenho que ir mais a fundo… Muitas de suas dicas foram de posicionamento do cotovelo e este posicionamento é muito dependente do posicionamento de corpo. Entre encaixes e alavancas, Peter dava sustos, trazendo surpresas…

Mais informações sobre este tema (Jigoku e Gokuraku) podem ser encontradas no Ten Chi Jin Ryaku no Maki (Livro de Hatsumi Sensei).

Pedro Henrique
2015

