Nage Waza / Kaeshi (Técnicas de Projeção e Contra-Ataques)
Nage Waza / Kaeshi (Técnicas de Projeção e Contra-Ataques)

No último treino desta semana em Coimbra, praticamos mais de Nage Waza (técnicas de projeção e as conexão entre elas) do Ten Chi Jin. Em uma perspectiva entre essas técnicas, uma acaba levando à outra. Em um fluxo, tornam-se Omote / Ura (uma em relação a outra). Foi um treino bem divertido e desafiante! Considerando Ishitobashi então…

Como as técnicas de projeção do Budō Taijutsu são diferentes das técnicas do Judō, BJJ e Gracie Jiu Jitsu, é possível ver como fica mais fácil também para as mulheres executarem independe da massa do oponente, além de tornar algumas dessas técnicas mais perigosas para o mesmo já que não se tratam apenas da projeção, mas do início, meio e fim. O uso extensivo dos quadris e costas em alguns casos não é tão eficiente para oponentes com grande diferença de massa, embora em sutemi seja útil. Se não me engano, existe até comentários do Takamatsu Sensei sobre o assunto.

Essas e outras experiências tem sido muito importantes para mim. Claro, além de ser muito divertido! Não é fantástico ver cada um dos (as) praticantes crescendo e desenvolvendo? Participar disso?  Superando as limitações… É o que fazemos aqui. As diferenças de clima, hábito, etnia, entre outros fatores, estão me ajudando muito em ver as coisas de modo amplo. Obrigado meninas! Como professor, aprendo muito por aqui também!

  • 大外投 / 大外掛 Ōsoto Nage/Gake (grande projeção/armadilha externa, depende de como está escrito)
  • 拂腰 Harai Goshi – (varrer quadris)
  • 内股内掛 Uchimata Uchigake – (parte interna da coxa, armadilha interna)
  • 巌石投 Ganseki Nage – (projeção da grande pedra)
    • 巌石落 Ganseki Otoshi – (soltar a grande pedra)
    • 巌石押 Ganseki Oshi – (pressão sob a grande pedra)

Essa abordagem que usamos é um pouco do que vi com Arnaud Dai Shihan na aula antes do Seminário de Bikken e Juppo Sessho quando tive a oportunidade de tirar algumas dúvidas, além de outras que estudei ao longo do tempo com os professores do mundo.

武風一貫
(mantenha-se consistente no método)

Pedro Henrique
2015

Advertisements