Em treino especial, finalizamos mais uma etapa! Depois de meses de diversão e prática contínua em Coimbra, vamos cobrir o nosso 6º Kyū. Se ainda não conhece o Budō Taijutsu, basicamente, o ensino é gradual, step-by-step. O praticante vai progredindo no ensino e praticando determinadas formas e terminadas técnicas ou um tema em específico que o professor propõe. Além de praticar as formas e técnicas, nós vamos experimentando os métodos e explorando a criatividade, criticando o conteúdo (na nossa própria prática) e desenvolvendo soluções, testando novas formas de aplicação técnica, experimentando novas situações etc.

Então, existe um programa geral, chamado: Ten Chi Jin Ryaku no Maki que foi escrito pelo Grão-Mestre. Não é um programa fechado, ou seja, o próprio Hatsumi Sensei informa que é um programa que não foi terminado, está em constante desenvolvimento, como as ameaças que surgem no dia-a-dia. A arte se adapta sempre, porque as necessidades mudam. Este programa não define os limites de cada graduação, mas os professores foram especificando step-by-step além de serem incentivados e motivados a manter sua própria cópia e distribuir as técnicas considerando as características especificas de sua realidade.

É importante que o programa tenha, ao menos, o que o Ten Chi Jin pede, mas não para por aí. Se parasse, os praticantes nunca estariam antenados as novas ameaças e a arte estaria morta, pois seria uma arte marcial perfeita para um tempo específico, se tornando inútil para os dias atuais. Da mesma forma, nosso programa também segue essa linha e coloca também experiências úteis que encontramos ao longo dos anos com os diversos instrutores do mundo. Vamos explorar muitas coisas, como, por exemplo: estrangulamentos.

締技五法 Shime Waza Gohō – cinco métodos/técnicas de estrangulamento

本締 Hon Jime – princípio do estrangulamento
逆締 Gyaku Jime – estrangulamento invertido
痛締 Itami Jime – estrangulamento doloroso
三角締 Sankaku Jime – estrangulamento triangular
洞締 Dō Jime – estrangulamento de corpo

Também vamos explorar outros estrangulamentos, além dos métodos iniciais:

  • Mimi Jime
  • Ryo Ude Jime
  • Sei On Jime
  • O Gyaku Jime

Existem artes marciais inteiras baseadas somente nesse conjunto de métodos. Existem muitas formas de fazer um bom estrangulamento e também inúmeras formas de escapar de um.

頑張ってください
(Gambate kudasai!)
(por favor, dê o máximo de si!)

Pedro Henrique
2016

Advertisements