Durante as viagens que tenho feito, visitas a dojo, conheci pessoas jovens que não podem se ajoelhar ou mesmo se agachar, uma delas, um excelente Shihan, também não podia mais saltar mesmo que baixinho. Jovem. Essa é uma das minhas preocupações porque dependendo do exercício físico você pode acabar sobrecarregando as articulações. Por favor, não me leve a mal, não é sobre pessoas. É sobre o método e a prática em si ao longo dos anos.

Se você pratica artes marciais, atividades esportivas ou exercícios físicos em geral sabe o quão importante é repetir padrões e desenvolver habilidades que ainda não domina para avançar. É crucial. Ao mesmo tempo, estou curioso, você repetiria qualquer padrão? Repetiria um padrão mesmo que fosse nocivo ao seu corpo e sua mente?

Não?

Você já ouviu falar no poderoso “Comportamento de Manada” ou “Efeito Manada”? O comportamento animal de repetir o que o grupo faz, mesmo sem saber o motivo ou porquê de o grupo fazer? Neste vídeo veja uma interessante experiência realizada no Estados Unidos sobre este assunto e como ele pode afetar seu treinamento/desenvolvimento.

頑張ってください
(Gambate kudasai!)
(por favor, dê o máximo de si!)

Pedro Henrique
2018

Gostou do post? Compartilha porque nos ajuda a trazer mais conteúdo e curiosidades sobre o Budo Taijutsu e as Artes Marciais. Conheça também nossas redes sociais e se inscreva:

Banpen Fugyō / 万変不驚
Barcelona | Coimbra | Rio de Janeiro | São Paulo | Fortaleza | Buenos Aires

Canal YouTube | Youtube Channel: banpenfugyou
Instagram / Twitter: @banpenfugyou